
Um bairro muito arraigado aos seus costumes, mas que se abre ao moderno, ao futuro. Assim é a Barra Funda e dessa forma pode ser visto o segmento de apartamentos na região. De pouco mais de dez anos para cá, o mercado local percebeu que o produto tem demanda e o preço do metro quadrado ainda é interessante, se comparado com bairros como a Lapa, por exemplo.
A proximidade com o centro – e com a própria Lapa – faz com que empreendedores vejam a Barra Funda como alternativa interessante. A grande profusão de
galpões antigos desativados – e grandes extensões de terrenos – atrai o mercado. E os compradores respondem. Ainda que o
mercado corporativo seja mais forte que o residencial, este tem crescido muito nos últimos anos.
Os prédios mais antigos, de três a cinco andares, que durante anos foram o principal produto, começam a dar mais espaço aos condomínios maiores, com torres de dez a 20 pisos. As unidades, que no passado eram de dois quartos no máximo, também mudam de padrão, passando a três e até quatro quartos.
Grande exemplo da versatilidade do mercado da Barra Funda – e de uma demanda reprimida – é o empreendimento que ocupará o espaço onde antes funcionou o Playcenter. Em uma com mais de 85 mil metros quadrados receberá um mega complexo comercial com prédio de escritórios, shopping, cinema, teatro, centro de convenções, restaurante, academia e heliporto. Serão mais de 1,6 mil vagas de estacionamento. Também comporá o complexo um condomínio residencial.
Texto elaborado por Marco Barone em agosto de 2016