Notícias do seu Bairro
Atualizado em: 17.nov.2023
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Conheça os melhores Parques da Zona Oeste de São Paulo

Os parques Zona Oeste de São Paulo indicados por especialistas, moradores e amantes de áreas verdes

Imagem Conheça os melhores Parques da Zona Oeste de São Paulo
Logo Copiar Blog Notícia

Tirar um tempo para recarregar as energias, exercitar-se, ter mais contato com a natureza é essencial para a manutenção da saúde e bem-estar. Em cidades como São Paulo, que o ritmo é acelerado e as tarefas parecem multiplicar diariamente, torna-se torna vital.

Com isso, os parques da capital são um dos locais favoritos dos paulistanos como válvula de escape. Aliás, espaços verdes e recheados de história não faltam.

Por isso, vamos te mostrar neste artigo os melhores parques Zona Oeste de São Paulo. Utilizamos critérios como diversidade de atrações, infraestrutura, facilidades de acesso, fauna e flora, manutenção do local, segurança e importância histórica. Confira!

 

1.  Parque Água Branca

O parque Dr. Fernando Costa, conhecido popularmente como Parque Água Branca, é o lugar certo para crianças, adultos e idosos. Com seus 12.022,27m² de área, você se surpreende com a variedade de opções de entretenimento. Quem caminha por ele, encontra um clima de fazenda no coração de São Paulo e o contato com galinhas, patos, pavões, entre outros animais, fica mais próximo, pois estes estão espalhados e passeiam tranquilamente pelo parque.

Principais atrações: Falando em passear, caminhando pelo local, encontra-se uma trilha do Pau Brasil, Seringueiras e outras espécies de flora da mata nativa, além de relógio de sol que está no lugar desde a sua fundação e o agradável Lago Preto.

Tem também a Praça do Idoso com aparelhos de ginástica ao ar livre, uma arena Hípica, um criadouro de abelhas, centro de referência de educação ambienta e espaço onde sempre ocorre a famosa feira orgânica. Outros lugares muito requisitados são o aquário do Instituto de pesca e o MUGEO, Museu Geológico.

 O aquário é o mais antigo de São Paulo e o segundo mais antigo do país, abriga diversas espécies de peixes. É ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre a biologia aquática e o aproveitamento sustentável dos recursos vivos, entre outros temas pontuais.

 O MUGEO - Museo Geológico de São Paulo, por sua vez, conta com um acervo que passou a ser reunido desde1886. Nele tem equipamentos geológicos dos séculos passados, fotografias antigas e uma incrível coleção de minerais, rochas e fósseis. Inclusive, há um mapa que mostra as rochas que formam o estado de São Paulo.

Um pouco da história: A priori, o parque, foi criado para ser um recinto de Exposições e sede do departamento da Secretaria da Agricultura do Estado.

Em 1928, o local passou a ser chamado de Pavilhão de Exposição de Animais e só no ano seguinte foi denominado Parque Dr. Fernando Costa, em homenagem ao seu fundador.

 No ano de 1996, o local foi tombado como bem cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado). Em 2004, ocorreu o mesmo pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

O endereço do Parque Água Branca é  Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca, São Paulo -  VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 3803-4200
 

Horário de funcionamento: das 6 às 20h, de segunda a segunda.

Mercado Imobiliário na região: O bairro passou e vem passando por uma transformação gigantesca nos últimos anos. De zona industrial, passou a edificar condomínios de ótimo padrão para as classes A e B paulistas. Investir em um Apartamento à venda na Água Branca é garantia de ótimo investimento. A tendência é só de valorização para as próximas décadas.

 

2. Parque Villa Lobos

Localizado no bairro alto de Pinheiros, o Parque Villa Lobos tem nada menos que 732 mil metros quadrados de área. Com seus bosques, alamedas, jardins e extenso gramado, é muito procurado para quem deseja lazer ao ar livre, fazer caminhadas, piqueniques e contemplar cerca de 25 espécies de aves que habitam nele.

Principais atrações: Dá para alugar bicicletas há ciclovias no parque para transitar com elas. Na Praça da Vida têm quadras de vôlei de areia, futebol, streetbasket, de tênis, etc. Foram instalados equipamentos para ginástica, musculação, playground e até espaço canino para os pets, do qual fornece até bebedouros para os bichinhos se refrescarem. Tem também espaço para shows e eventos.

Para quem gosta de flores, tem o Orquidário Ruth Cardoso e ao lado, para a turma da leitura, a bela biblioteca Parque Villa-Lobos, que foi finalista ao Prêmio Biblioteca Pública, em 2018, promovido pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias). Oferece ambiente para estudo e você pode pegar livros emprestados e há uma programação mensal com atividades, como mediação de leituras, apresentações teatrais, exposições, encontro com escritores, sarais, entre outros.

Um pouco da história:  

O nome do Parque é uma homenagem ao maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, considerado o maior artista da música clássica do modernismo no país.

Foi após a celebração do centenário de seu nascimento, no final da década de 80, que surgiu às primeiras ideias para um parque voltado para música, sendo aberto ao público em 1995 e tendo seu projeto concluído em 2006.

 24 mil árvores foram plantadas no espaço – antes um depósito de entulhos, resíduos de construção e materiais dragados do rio Pinheiros – que passou a ser exemplo de recuperação ambiental em área urbana.

O parque fica localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 2683-6302

Horário de funcionamento: das 5h30 às 19h, de segunda a segunda. Horário de verão funciona até as 20h.

Mercado Imobiliário na região: O bairro de Pinheiros é a grande referência de São Paulo, tanto para os paulistas como os estrangeiros que visitam a Capital Paulista. Inclusive o Carnaval Paulista vem crescendo ano após ano por causa do Carnaval de Rua de Pinheiros.  Por isso o bairro ostenta um dos valores do m² mais altos da Capital - Saiba mais

A valorização imobiliária acontece devido o alto índice de pesquisa nos Apartamentos à venda em Pinheiros e a procura por Aptos para Alugar em Pinheiros

As Casas à venda em Pinheiros também tem alto índice de pesquisa.

 

3. Parque da Luz

O parque da Luz, repleto de bosques e jardins implantados, gruta com cascata, dois espelhos d’água e dois lagos é o mais antigo da cidade e surpreende aos visitantes com tamanha exuberância. São 113.400 m² e foi o primeiro espaço de lazer da cidade, inspirado em jardins franceses com seu lago em forma de cruz de malta e construções ao estilo inglês.   Está localizado em um dos icônicos bairros da capital, a Sé.

 

Principais atrações: Dentro do parque você encontra 98 espécies de animais e 80 de aves, playground, aquário subterrâneo (em manutenção), equipamento de ginástica, pista de Cooper, paraciclo, áreas de estar, sanitários acessíveis, mirante, ponto de bonde, lagos, chafariz, exposição permanente de esculturas.

Sempre acontecem eventos no parque, música ao vivo, coreto, entre outros tipos de apresentações e você pode estender a experiência visitando a Pinacoteca, Museu de Arte Sacra, etc. O Museu da Língua Portuguesa também está próximo do parque, mas encontra-se fechado após o incêndio, em 2015.

 Um pouco da história:  O Parque criado originalmente como Horto Botânico, em 1825, foi aberto ao público sendo batizado de Jardim Público da Luz. Um dos fatos interessantes sobre sua história, é que na época foi o local escolhido para primeira exibição de luz elétrica na cidade (1883). Cerca de 3 mil pessoas – 10% dos habitantes de São Paulo – compraram ingressos para assistir de perto a grande novidade.

O parque foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1981.  Em 2000, o Governo do Estado liberou verba para a compra de esculturas brasileiras para seus gramados e até os dias de hoje a exposição a céu aberto acontece gratuitamente.

O parque fica Praça da Luz s/nº, Bom Retiro - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 3746-7631

 Horário de funcionamento: das 9h às 18h, de terça a domingo e abre às 5h para atividades físicas.

Quanto às restrições do Covid – 19:

 Fase Amarela: 9h às 18h

Fase Laranja: 9h às 18h

Fase Vermelha: Permanece fechado

Mercado Imobiliário na região:  os bairros do Bom Retiro e Luz possuem um aspecto multicultural interessante. Ele abriga diversas nacionalidades, principalmente as italianas, judaicas, gregas, coreanas, japonesas, chinesas e bolivianas.  O interessante é que os dois bairros possuem diversos opções de metragem de Apartamentos à Venda no Bom Retiro, ou seja, desde os aptos pequenos para solteiros até os de grande metragem para famílias.  O valor do m² altera muito de rua para rua devido às questões sócio econômicas de cada quarteirão. Atualmente os bairros estão passando por um processo de revitalização que a prefeitura está implementando para sua valorização. Infelizmente é um processo lento e de difícil solução.

 

4. Parque Trianon

O parque Tenente Siqueira Campos, conhecido como Trianon, fica no coração da av. Paulista, ao lado dos bairros com maior número de edifícios de toda Capital, preserva 48.600m² de área de mata Atlântica, com suas árvores seculares, com até 300 anos de idade.

O parque, que é um dos lugares mais tradicionais da cidade, exibe belíssimas esculturas, como o “Fauno" (1942), do grande escultor modernista Victor Brecheret e "Aretuza", de Francisco Leopoldo Silva. Além delas, as trilhas feitas com belas pedras portuguesas chamam bastante a atenção e se distinguem do piso de outros parques.

Principais atrações: Além das trilhas e da presente flora, com 135 espécies de plantas, e fauna, com 38 espécies identificadas, das quais 29 são de aves, no espaço tem playground, aparelhos de ginástica e uma rica feira de artesanato e gastronomia com barracas de rua.

 Um pouco da história: No início o parque era parte de um “complexo cultural” da aristocracia cafeeira da cidade, que se destacava na época e no local eram sediados os eventos sociais. Até 1953, no mirante onde hoje é o MASP, ficava o Belvedere Trianon- o que inspirou o nome atual.

Foi em 1924, o terreno do parque, pertencente à Joaquim Eugênio de Lima, foi doado à Prefeitura, recebendo seis anos depois seu nome oficial: Parque Tenente Siqueira Campos, que foi um importante militar e político participante da Revolta Tenentista de 24.  

O parque fica Rua Peixoto Gomide,49, Cerqueira César - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 3289-2160

Horário de funcionamento:

Fase Amarela: 6h às 18h

Fase Laranja: 6h às 18h

Fase Vermelha: Permanece fechado

 Horário normal: das 6h às 18h

Mercado Imobiliário na região:  o parque Trianon fica cercado pelos bairros da Consolação, Bela Vista, Cerqueira César  e Jardim Paulista. Trata-se de uma região nobre da Capital Paulista, cercado por edifícios comerciais e residenciais. Para os que gostam de praticidade, basta descer nas ruas para encontrar todo tipo de comércio, restaurante, bares, baladas, supermercados, lojas de roupa, shoppings, cinemas, teatros para todos os tipos e gostos.  O transporte público é extremamente rico na região com suas diversas opções de estações de metrô e linhas de ônibus.  Geralmente os moradores plantam raízes devido todos esses benefícios estruturais e culturais.

 

5. Parque da Aclimação

Com seus 112.000 m², o Parque da Aclimação fica situado na Zona Centro-Oeste e entre seus principais destaques, está o extenso eucaliptal, que é predominante parte do parque, assim como as aves aquáticas e com um pouco de sorte, o visitante poderá avistar aves migratórias e até mesmo o gambá-de-orelha-preta, que é a única espécie de mamífero que habita o parque.

 Principais atrações: Embora seja muito procurado para corridas e caminhadas, é muito indicado para quem gosta de apreciar belas imagens O cenário é composto por um lago, espelho d´água no Jardim Japonês, viveiro de animais e de mudas, possui áreas de descanso, comedouros para pássaros no Recanto do Saci. 

Outras atrações são a equipada biblioteca, administrada pela Secretaria Municipal de Cultura (Raul Bopp), o playground para as crianças brincarem e o "playground da longevidade" – com aparelhos para idosos se exercitarem,  7 mesas para jogos, campo de bocha, de futebol com arquibancada.  E somando as atrações esportivas, temos a Escola de Futebol Jack Marin que oferece cursos gratuitos de futebol para crianças e jovens e atende clubes de várzeas amadores no período noturno e finais de semana.
 

 Um pouco da história: O Parque da Aclimação foi implantado por iniciativa privada de Carlos José Botelho e é originário do "Jardim da Aclimação", inspiração aos logradouros de Paris e sua inauguração ocorreu em 16 de setembro de 1939. Foi tombado pelo CONDEPHAAT, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico e pelo CONPRESP.

No início do sex. XX o local servia para a "aclimatação", temporária, do gado que vinha da Holanda, mas já foi uma leiteria e até mesmo a casa de urso polar, sendo o primeiro zoológico da cidade.

O parque está localizado na Rua Muniz de Souza, 1.119, Aclimação - Subprefeitura Sé - VEJA GOOGLE MAPS

Telefone: (11) 3208-4042

Horário de funcionamento:

Fase Amarela: 6h às 20h

Fase Laranja: 6h às 18h

Fase Vermelha: Permanece fechado

Horário normal: 06h às 20h

Mercado Imobiliário na região:  O bairro sempre esteve e sempre estará entre uma das ótimas opções de compra de Apartamentos à venda na Aclimação ou como as Casas à venda na Aclimação devido sua facilidade de locomoção para os Centros Empresariais e também pela sua vasta  estrutura comercial. Veja o valor do metro quadrado nos links: m² Aptos Aclimação e o m² Casas Aclimação

 

Fontes:

https://www.saopaulo.sp.gov.br

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br

https://www.prefeitura.sp.gov.br

https://pinacoteca.org.br

Revista Veja

Guia Melhores Destinos

http://outrosurbanismos.fau.usp.br

Fonte:
ZO Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Oeste de São Paulo
www.zoimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Grupo SP Imóvel lança série "Dicas do Diretor"
Próximo Post >
SP Imóvel divulga vagas para Corretores de Imóveis e Gerentes