Imóveis Barra Funda à venda ou para alugar, Zona Oeste de São Paulo

Barra Funda transforma-se em boa de investimento

O bairro que hoje é sinônimo de progresso da cidade começa a ser visto como ponto de interesse do residencial e comercial. O local desperta o interesse daqueles que desejam investir em imóveis.
zo-barra-funda-imoveisUm bairro que está tão próximo do Centro que se confunde com ele, mas com características tão inerentes à zona oeste que são o verdadeiro resumo da região. Assim pode ser vista a Barra Funda. Um local que desperta o interesse do residencial e tem como o nicho comercial o seu principal enfoque. Região também atraiu o interesse de quem quer investir em imóveis e passou a ser uma das áreas com maior número de unidades feitas e destinadas a investimentos, por meio de fundos imobiliários. Aliás, alguns empreendimentos dos mais rentáveis na cidade ficam na Barra Funda.

Um dos motivos que mais atrai o interesse de quem quer morar ou investir na Barra Funda é sua qualidade vida, pois é servido pelo principal terminal intermodal da cidade, com estações de trem, metrô, ônibus e proporciona fácil acesso aos bairros das zonas oeste e norte, bem como outras cidades e estados. O local é o centro de movimento da região. Está entre os maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano - medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano") da cidade, com índice de 0,917, o 21º lugar bairro com melhor qualidade de vida na cidade. 

Sua população fixa ainda é relativamente baixa, não chega a 13 mil habitantes ou apenas o 95º local mais populoso da cidade, embora com renda per capita interessante, R$ 2.364,04. O perfil do morador local tem muita relação com o da zona oeste como um todo. No princípio, eram mais imigrantes italianos, porém a região, partir das décadas de 1970 e 1980, começou a ver surgir uma forte comunidade de nordestinos. Eminentemente, as pessoas situam-se entre as classes B e C

O bairro, que surgiu de um desmembramento da Lapa, é hoje sinônimo de progresso da cidade. Em 1875, com a inauguração da Estação Barra Funda da Estrada de Ferro Sorocabana, um das primeiras da cidade, que era responsável pelo transporte da produção de café paulista, além de ser armazém para esse produto antes de ir ao porto de Santos, vinda do interior. O começo de século passado também marcou a mudança de transporte de carga para pessoas, com a estação da Estrada Sorocabana (já extinta). Hoje, feito pela a estação de ônibus intermunicipal e interestadual. Sem contar que o local teve o primeiro bonde elétrico de São Paulo, que ligava Barra Funda ao Largo São Bento. 

A cultura também é forte no bairro. O grande Mário de Andrade nasceu e viveu na região e fez questão de retratar isso em seus versos. Em 1917 foi inaugurado o Theatro São Pedro e, depois de muitas reformas, está ativo ainda hoje como um dos poucos remanescentes ativos de uma geração de casas de espetáculo que floresceram entre o final do século 19 e o início do século 20. O bairro também viu nascer o mais antigo cordão de carnaval da cidade: o Grupo Carnavalesco Barra Funda, que originou, anos depois, a Escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais da cidade. A Barra Funda também conta com os estúdios da Rede Record de Televisão.

Não faltam opções para lazer e cultura na região. Além do Terminal Barra Funda, o local conta ainda com o Memorial da América Latina, o Allianz Parque, pertencente ao clube de futebol Palmeiras - embora fique entre a Barra Funda e a Lapa -, os Centros de Treinamento (CT) do mesmo Palmeiras e do São Paulo. 

Embora possa ter sua localização confundida com a Lapa, O Parque da Água Branca é um excelente espaço para lazer para adultos e crianças. Também fazem parte do bairro, e as casas de show Espaço das Américas e Vila Country. Na região há também boas escolas e faculdades.

Por ser uma área que concentrou boa infraestrutura de transporte, durante muitos anos teve forte vocação para a indústria têxtil. Apesar de muitas instalações antigas terem virado prédios, ainda hoje é possível encontrar fábricas de grandes marcas. Outro ponto forte da região são as chamadas lojas de fábricas e outlets, que fortalecem o comércio local.

A Barra Funda não possui um comércio muito forte, entretanto está mais ligado a atender os prédios comercias e dois dos maiores centros jurídicos do País: o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa e o Fórum Criminal Ministro Mario Guimarães. Aliás, isso faz com que muitos escritórios de advogados tenham se instalado no local nos últimos anos, fortalecendo o mercado de imóveis corporativos. Por exemplo, o bairro foi escolhido para sediar a construção do primeiro fundo imobiliário do Brasil, o Memorial Office, em 1996.

Segundo estudos de empresas e entidades, o local, nos últimos anos, se valorizou 136%. De acordo com o Portal ZO Imóvel, a Barra Funda é o nono bairro mais procurada por quem procura comprar um imóvel na zona oeste e ocupa a mesma posição no total de unidades oferecidas no site. Já em unidades residenciais para locação, está em sétimo lugar em procura, mas somente em 14º em unidades ofertadas. Em compensação, é o terceiro bairro mais procurado na região por quem deseja uma sala comercial.

Texto elaborado por Marco Barone em agosto de 2016



REFINAR RESULTADO
Tipo de imóvel:
Faixa de preço:
Filtrar por bairros:

Foram encontrados 204 imóveis no bairro Barra Funda

Área:
select
Cadastrado em:
select
Ordenar por: 
select