Busca por Código

Encontre seu imóvel na Zona Oeste

Encontre seu imóvel na Zona Oeste

Imóveis para Comprar ou Alugar nas principais regiões

Destaques: Imóveis Lapa | Venda e Aluguel

Imagem Auxiliadora Predial - Perdizes
Auxiliadora Predial - Perdizes
Lapa - R$ 550 mil.
Apartamento, 2 dorms.
2vgs garagem, sacada.
Imagem Auxiliadora Predial - Perdizes
Auxiliadora Predial - Perdizes
Barra Funda
Apartamento, 3 dorms.
2vgs, 93m² área útil.
Imagem Mediz Imóveis
Mediz Imóveis
Vila Romana
Apartamento, 3 dorms.
Garagem, dep. empregada.
Imagem ADLM Imóveis
ADLM Imóveis
Alto da Lapa
Apartamento, 3 dorms.
2vgs garagem, lazer.
Imagem Mediz Imóveis
Mediz Imóveis
Alto da Lapa
Apartamento, 3 dorms.
2vgs garagem, lazer.
Imagem Embs Assessoria Imobiliária
Embs Assessoria Imobiliária
Lapa
Apartamento, 2 dorms.
50m² área, oportunidade!
Imagem Madri Imóveis
Madri Imóveis
Vila Leopoldina
Apartamento, 3 dorms
2vgs garagem, sala 2 amb
Localização privilegiada.
Lazer completo.
Imagem Fms Imóveis
Fms Imóveis
Vila Leopoldina
Apartamento
3 dorm, 1 suíte, 2 vaga
R$ 810.000,00

Lapa da indústria à Lapa de tudo


zo-imoveis-lapaNo início do século passado, a Lapa ainda era meramente um distrito de Santa Cecília. Ao longo de sua história, mesmo sendo um bairro operário e com casas modestas, sempre teve força, mas foi, por motivos diversos, perdendo seu território. Em 1910 foi a primeira mudança, quando se separou de Santa Cecília, ainda na primeira metade do século passado viu parte de ser território dar lugar à Vila Madalena. Em 1986, outro corte deu origem ao distrito de Vila Leopoldina, além de ter cedido áreas para a formação do Alto de Pinheiros, Vila Charlote e Barra Funda.

Mas isso não diminuiu a força da Lapa. Um bairro com mais de 500 anos de história, que remonta os primórdios da origem de São Paulo, tem muito a contar e acrescentar ao progresso da cidade. Um bairro que surgiu como passagem dos desbravadores do recém-descoberto país. Mais tarde, importante entreposto que ligava São Paulo ao litoral, em razão da produção e comercialização da cana de açúcar. Favoreceu o uso como local de moradia a localização próxima ao Rio Tietê.

Aliás, essa proximidade é que deu origem a uma das mais profícuas características do futuro bairro, a de produtor industrial. A princípio, aproveitando o leito barrento do rio, a instalação de olarias que produziam para a nascente indústria imobiliária. Posteriormente, com a urbanização do povoado, o surgimento das indústrias nas mais diferentes áreas, com um pouco mais de destaque para as têxteis.

Na segunda metade do século passado, com o crescimento da economia cafeeira, a Lapa, com suas indústrias ligadas ao setor fabril, principalmente de imigrantes sírios e libaneses, começou a mostrar outras duas forças, que persistem ainda hoje, o comércio e a urbanização, com casas construídas para migrantes, notadamente italianos, que vinha trabalhar nas suas fábricas e no comércio. Aliás, a Vila Romana surgiu para atender parte desses imigrantes com lotes agrícolas (chácaras). A estação de trem no bairro foi o grande modificar da região. O comércio - com destaque para a Rua 12 de Outubro -, o mercado municipal - grande polo de encontro das migrantes nordestinos que começaram a ser em grande número a partir de 1970 -, empresas e locais de lazer.

A ferrovia foi o divisor de águas na Lapa, fazendo com que as primeiras grandes indústrias surgissem no bairro e em diversas áreas, como a Vidraria Santa Marina e o Frigorífico Amour. Mas, isso fez com que a Lapa começasse a ser vista como um importante local para se morar. Primeiramente, os operários (como já falado), que moravam na chamada "Lapa de Baixo" - mais perto da estação, que ocupavam casas térreas, com quintais pequeno e, depois, pequenos sobrados geminados na parte mais lata do bairro.

A Lapa, desde o passado, teve excelente infraestrutura, seja de água, esgoto e transporte, sem contar com o fácil acesso a quase todas as regiões da cidade e a algumas das principais rodovias que passam pela cidade.

O bairro é servido por dois grandes shoppings e alguns menores. Isso, além de ajudar o comércio, cria opções de lazer aos moradores, com teatros e cinemas, como Memorial da América Latina, Espaço das Américas, Tendal da Lapa, Estação Ciência, Teatro Cacilda Becker, Museu do Relógio e Museu Espírita, entre outros. O bairro também tem intensa vida noturna, com bares, restaurantes e boates, como Vila Country, bem como dois exemplos distintos que dão ainda mais opções aos "lapeanos": o estádio do Palmeiras, Alianz Parque, e o Sesc Pompeia (embora com esse nome, ele fica na Lapa), sem contar com o Parque da Água Branca.

De acordo com o Portal ZO Imóvel, apesar de a Lapa ser o sexto bairro mais procurado por quem procura comprar um imóvel na zona oeste, está somente em oitavo no total de unidades oferecidas no site. Já em unidades para locação, proporção é quase a mesma: décimo lugar em ofertas e nono em procura virtual.

Texto elaborado por Marco Barone em agosto de 2016



Últimos posts do nosso Blog