Tendências
16.jun.2013
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Pinheiros, em eterna evolução e valorização

O Principal bairro da zona oeste é a porta de entrada do progresso da região

Logo Copiar Blog Notícia

Pinheiros é um dos mais nobres bairros da zona oeste e não só dita regras para o mercado como também depois de tantos anos, é a maior referência dos moradores dos locais mais próximos, como Jardins, Vila Madalena e Butantã. Aliás, essas regiões, que eram, antes, áreas pertencentes a Pinheiros, surgiram exatamente pela necessidade de se ter opções a Pinheiros.

Um comércio forte, com shoppings e lojas de rua, grandes logradouros, fácil acesso às principais vias da cidade, edifícios residenciais e comerciais de altíssimo padrão e, agora, com duas estações de metrô (Pinheiros e Faria Lima - e receberá uma nova, Fradique Coutinho, em 2014), o que valoriza ainda mais os imóveis do bairro. Sem dúvida, apresenta uma das melhores infraestruturas da cidade, seja nos transportes, saúde, cultura e educação.

Pinheiros tem 32,11 quilômetros quadrados de área e ocupa um lugar estratégico na cidade, mais ou menos equidistante da Sé, Vila Mariana, Santo Amaro e Lapa. Mesmo com um divisor territorial natural, o Rio Pinheiros, o bairro cresceu em todas as direções. Sem contar o distrito de Alto de Pinheiros (que vamos analisar mais á frente), a valorização dos imóveis supera diversas regiões da Capital. A região é valorizada por quem quer ter um imóvel comercial. Pinheiros também é sede de diversas empresas nacionais e internacionais, como a Editora Abril e Sabesp, entre outras.

Leia também
Portal SP Imóvel apoia debate sobre sistemas de gestão de locação
Abril registra alta na venda de novos imóveis
Mercado imobiliário: Maior investidor americano mira Brasil

De acordo com levantamentos no Portal ZO Imóvel – www.zoimovel.com.br - , o preço do metro quadrado no bairro está entre R$ 8,4 mil e R$ 9 mil. Pinheiros está entre os metros quadrados mais caros da cidade, com uma valorização de 177% nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento da empresa de pesquisa Geoimovel. Essa alta se deve, principalmente, às melhorias na Faria Lima, à chegada da linha 4-amarela do metrô e às obras de reformulação do Largo da Batata. Ainda de acordo a Geoimovel, de 2007 ao final de 2012, o local ganhou 35 novos empreendimentos residenciais e outros cinco devem ser lançados nos primeiros meses deste ano.

Mas, como outros bairros da cidade, Pinheiros sofre com a falta de terrenos para novos empreendimentos, o que tem provocado essa alta. Uma das soluções, como também acontece em outros lugares, é a compra de mais de um imóvel (antigo) para a construção de prédios. Há muita procura e a demanda não acompanha. Isso faz com que os agentes que atuam na região prevejam uma valorização ainda maior, com imóveis com preços dobrando a cada dois anos.


Fonte:
ZO Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Oeste de São Paulo
www.zoimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel