Notícias do seu Bairro
22.jun.2021

Treino de Corrida de Rua na Zona Oeste: Quais os melhores locais?

Cresce os treinos ao ar livre na região em 2021

Durante a pandemia, a quantidade de moradores da Zona Oeste de São Paulo, assim como em outras partes da capital, correndo pelas ruas e parques aumentaram consideravelmente. Principalmente nos períodos que academias e clubes ficaram fechados.

Outro fator que justifica esse aumento é o tempo que as pessoas permanecem em casa por conta do isolamento social. Somando o trabalho home office, aulas online, tarefas domésticas, a atenção dada às crianças e pets, entre outros afazeres, dão a sensação muitas vezes de confinamento. Com isso, sair para exercitar-se é também uma válvula de escape e sinônimo de liberdade. Além disso, traz novos elementos que tiram o indivíduo de um condicionamento mental e aliviam o estresse. Confira neste artigo os melhores lugares para correr na Zona Oeste a céu aberto:

Imagem: Floow Assessoria Esportiva

 

1º - Treinos em Parques:

  • Parque Villa Lobos:

O parque oferece três pistas de corrida que atendem diferentes níveis de dificuldade: a Amarela (700 metros); a Vermelha (1.400 metros) e a Azul (2.100 metros). Contudo, é possível criar um percurso personalizado, adicionando inclusive, pontos arborizados, se o intuito for aumentar a quilometragem do treino.

O local possui banheiros e bebedouros ao longo das pistas, estacionamento e bicicletário. 

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros– GOOGLE MAPS

 

  • Parque Estadual da Água Branca (Parque Fernando Costa):

Com seus 1.300 metros, o parque Água Branca, embora pequeno, é muito utilizado para a prática. Além da harmonia paisagística, que deixa a corrida mais agradável, possuiu pista de areia e caminhos de asfalto com subidas e descidas para mesclar o exercício com mais ou menos esforço. Também conta com uma área para alongamento, que fica dentro do Bosque das Palmeiras.

Os visitantes encontram pelos trajetos animais soltos, muito verde, acesso a estacionamento, sanitários e até mesmo um bebedouro com leão esculpido onde a água sai pela boca do felino.

Qualquer nível de condicionamento é bem-vindo ao parque.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 - Água Branca  GOOGLE MAPS

 

  • Parque Alfredo Volpi

O Parque Alfredo Volpi, conhecido como “Bosque do Morumbi”, não é grande, mas é um ótimo lugar para correr. Entre suas principais características, possui trilhas rústicas é bem arborizado e estável, porém o solo não é plano. Há um looping no terreno do parque, com a primeira parte composta de uma leve subida, que é compensada na descida ao final do trajeto. Uma volta no parque equivale a 1 km.

O Parque oferece alguns pontos para abastecimento de água, sanitários, rede wi-fi, estacionamento e paraciclo.

 “Indico o local para meus alunos, pois além de acessarem um pedaço de Mata Atlântica dentro da cidade, com nascentes e lagos, o tipo de solo das trilhas é excelente, pois reduz o impacto da prática e aumenta o desempenho. Aliás, é importante para a qualidade do treino eles diversificarem os locais. Não devem ficar somente no asfalto”, comenta Vivian Tezzelle, proprietária da Amicis Training Assessoria Esportiva.

Endereço: Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 - Morumbi – GOOGLE MAPS

 

2º - Treinos em avenidas e praças

  • Avenida Sumaré:

Avenida Sumaré é bastante procurada por corredores, que dividem espaço com os ciclistas em seus 329 metros de extensão. Porém, a indicação é para corredores de nível intermediário, porque o percurso segue o aclive da Avenida e quando se está subindo, demanda mais preparo cardiovascular.

Para encarar as subidas é necessário uma musculatura mais trabalhada, pois o ‘freio’ do movimento da corrida acaba causando mais quebra de fibras musculares no corredor. Mas estando apto, a Sumaré é uma avenida arborizada e com bom cenário para treino”, comenta Alic Viana, coordenadora técnica do Clube Floow Assessoria Esportiva.

Contudo, vale ressaltar que a avenida paulista é bem movimentada e esta em particular possuiu trechos estreitos, que dificultam a ultrapassagem entre um ponto e outro, por isso, deve-se redobrar a atenção com os semáforos nos cruzamentos. Aos domingos a Avenida é fechada para carros das 10h às 19h.

Ao lado da Av. Sumaré encontra-se a escadaria Sumaré, que tem um calçadão para correr e os escadões. São cerca de 150 degraus e várias tribos treinam no local, como corredores de rua, de montanha, a turma do Crossfit e aqueles que sobem caminhando só pelo desafio em si. Mas, recomendo o mesmo aqui, o mínimo de preparo físico do corredor.”

 

  • USP

Aberta novamente ao público, a USP, estabelecida no bairro do Butantã, é um local bastante arborizado e surpreendentemente bonito aos olhos de quem o frequenta, além de ser o ponto de encontro de muitos corredores, principalmente aos sábados. Geralmente as distâncias percorridas são de 6.000 metros, 8.000 metros e 10.000 – este último incluiu a subida da Biologia, trecho de quase 1.000 metros e com forte.

Segundo a técnica Alic, na Avenida Professor Mello Moraes, mais conhecida como "Avenida da Raia", é possível correr no meio da avenida, pois há espaço para caminhada e corrida de aproximadamente 5 km (ida e volta).

“Vale lembrar que a USP é muito grande, por isso o local se ajusta melhor aos corredores que possuem mais preparo físico. Estes podem, inclusive, encarar a subida do Matão, também denominada como ‘a subida da Biologia’, com boa inclinação e quase 1 km de extensão”, observa a especialista.

As pessoas podem correr qualquer em local, desde que o campus da USP esteja aberto ao público em seu respectivo horário de funcionamento. Tem sanitário dentro do Bosque da USP e é permitido estacionar bicicletas e carros nos bolsões dos cursos. Porém, não há bebedouros, então é importante levar sua reserva de água.

Endereço: Universidade de São Paulo, Butantã – GOOGLE MAPS.

 

  • Praça Charles Miller:

Muitos costumam correr na praça pelas manhãs que é mais fresco e agradável. Embora pouco arborizada, possui belos jardins, o que deixa o local mais amistoso e atende aos diferentes níveis de corredores, dos iniciantes aos mais avançados.

O espaço é totalmente plano e de asfalto na região do estacionamento e possuiu escadas nas laterais. E para quem quer fazer treino com inclinação, as laterais do Estádio são de subidas. 

Há estacionamento em frente ao estádio do Pacaembu, mas não possuem sanitários nem bebedouros,

Endereço:  Praça Charles Miller, Pacaembu – GOOGLE MAPS

 

Corrida em locais abertos e com áreas verdes são mais inspiradores e locais como parques trazem mais segurança, desempenho e novos desafios. No entanto, profissionais da área alertam que como esta atividade é diferente quando feita em lugares fechados, é importante uma série de cuidados antes de iniciar o esporte. Afinal, ambientes, como academias, são adaptados, utilizam aparelhos específicos para simular uma corrida em diferentes níveis de dificuldade e possuem profissionais para auxiliar seus os alunos a qualquer momento.

 

“Antes de começar a correr na rua, aconselho que a pessoa procure uma assessoria especializada em corrida e caminhada, com profissionais formados em educação física para orientar seu treinamento. Dessa forma, o praticante terá acesso a planilhas personalizadas, que são elaboradas de acordo com o condicionamento físico em particular. Além disso, é muito importante a avaliação médica e fazer um check-up. Assim pode-se verificar se não há nenhuma alteração ortopédica, cardiológica, etc., garantindo as condições clinicas indispensável para o rendimento do aluno e evitar prejuízos ao corpo durante o treinamento. Sejam atividade física intensa ou moderada, principalmente os sedentários”, alerta Vivian.  

 

#DECORAÇÃO, #ILUMINAÇÃO, #CASA, #AMBIENTE, #ACONCHEGANTE
Forte:
ZO Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Oeste de São Paulo
https://www.zoimovel.com.br/