Um dos prédios mais tecnológicos da cidade, Pátio Victor Malzoni, e certamente o mais caro, já foi lançado, vendido, mas ainda não está funcionando. O prédio, que fica na Avenida Faria Lima, aguarda licença da Prefeitura para sua inauguração. O empreendimento será um marco na arquitetura da cidade, pois alia o mais moderno com o tradicional. Segundo a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp), o prédio é o mais caro de São Paulo e está entre os mais caros do País.
O Pátio Victor Malzoni terá vão central de 30 metros de altura e 45 metros de largura. Isso foi uma condição para sua construção, pois o terreno ocupa a Casa Bandeirista – último testemunho dos tempos em que a região do Itaim Bibi era ponto de encontro dos bandeirantes, desbravadores do território brasileiro, como Borba Gato e Fernão Dias –, erguida no século XVIII, que foi totalmente restaurada, preservada e faz parte do complexo.
O prédio mais caro de São Paulo aposta em tecnologia e serviços diferenciados para atrair ao endereço empresas como BTG Pactual, BVA, Tecnisa e Google, entre outras. Recentemente o empreendimento ganhou o Master Imobiliário em duas categorias. O preço médio do aluguel no imóvel gira em torno de R$ 200 mensais por metro quadrado. O Pátio Victor Malzoni conseguiu atingir o mais alto padrão de escritórios para locação - o conceituado Triple A - e a certificação Leed, principal selo de construção sustentável.
Mas, ao mesmo tempo em que o Pátio chama atenção por todas, a Prefeitura considera que o empreendimento é um gerador de tráfego e por isso colocou algumas exigências, como obras mitigadoras de impacto antes de conseguir a licença de funcionamento. É isso é que tem atrasado sua inaugura. Segundo a construtora, as autorizações da Prefeitura para realização das obras de infraestrutura do entorno atrasaram a conclusão dos trabalhos.
Algumas obras exigidas pela Secretaria Municipal de Transportes na Certidão de Diretrizes são: implantação e revitalização de placas e guias, instalação de sinalização, alargamento e prolongamento de ruas no entorno.