Tendências
21.abr.2014
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Zona oeste é a região com mais praças mantidas por terceiros

Região concentra 54% das áreas adotadas na cidade de São Paulo

Logo Copiar Blog Notícia

Onde o Poder Público não atua, a iniciativa privada precisa zelar. É assim que as praças públicas da cidade se viram para manter sua limpeza, beleza e espaço para lazer. Na cidade de São Paulo, segundo dados da Prefeitura, são 530 praças adotadas pela iniciativa privada.

Desse montante, 54% se concentram na zona oeste: são 140 na Subprefeitura Pinheiros e 147 na do Butantã. A divisão nas demais regiões fica assim: zona sul, 149 áreas verdes mantidas pela iniciativa privada; zona leste, 40 praças; zona norte, 32, e Centro, com 22.

Mais do que deixar um espaço harmonioso, bonito, limpo, esse tipo de parceria favorece o seu entorno, inclusive valorizando imóveis e comércios nessas áreas. Dessas 530 praças adotadas, 80% (423) são zeladas por estabelecimentos comerciais e hospitais particulares, entre outras empresas privadas. As demais (107, ou 20%) são cuidadas por moradores ou associações de bairros.

Há uma contrapartida interessante para quem adota uma praça. Se for empresa, pode colocar sua marca em placas de 60 cm de largura por 40 cm de altura com logotipo. O interessado em adotar uma praça (empresa ou cidadão) deve procurar a subprefeitura de sua região e apresentar carta de intenção, além de projeto de intervenção e conservação do local.

São necessários cópias de documentos de identificação, no caso de pessoas físicas, ou relacionadas à atividade comercial, quando for pessoa jurídica. Depois de análise e o pedido aceito, o interessado ficará responsável pela manutenção da área por um período que varia de 12 a 36 meses, podendo ser prorrogado posteriormente. 

Fonte:
ZO Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Oeste de São Paulo
www.zoimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel