Notícias do seu Bairro
31.ago.2015
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Pinheiros tem menor desigualdade

Bairro da zona oeste é o que menos favelas na cidade

Imagem Pinheiros tem menor desigualdade
Logo Copiar Blog Notícia
A favelização da cidade, infelizmente, é uma realidade cada vez maior. Há localidade na cidade de São Paulo que não essa realidade é a ainda maior, escancarando as desigualdades sociais e econômicas. Diferentemente do Rio de Janeiro, por exemplo, em que há uma nítida diferença entre as favelas e o "asfalto", aqui não há diferenças territoriais. 

É claro que há bairros com maior concentração dessas comunidades, como há bairros em que as favelas quase inexistentes. De acordo com o Mapa da Desigualdade 2015, estudo elaborado pela Rede Nossa São Paulo e divulgado em maio, Pinheiros, de todos os bairros da cidade, é o que concentra o menor número de favelas. Conforme o levantamento, somente 0,081% dos domicílios do bairro estão em favelas. Fruto disso é o próprio zoneamento do bairro e de sua história. É claro que existem bairros mais nobres nos quais não se vê uma única casa de favela, como o Jardim Paulistano. Mas esses são mais classe A, com casas de altíssimo padrão e uma miscigenação de classes quase inexistente.

Em contrapartida, a Vila Andrade, na região do Campo Limpo, zona sul da cidade, é o que concentra o maior número de domicílio em favelas: 49,59%, ou quase a metade de todas as casas do bairro. Lá a disparidade é gritante, pois ao mesmo tempo em que é endereço do Panamby, é da favela do Paraisópolis, a maior da Capital.

Fonte:
ZO Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Oeste de São Paulo
www.zoimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Pompeia: mais do que um bairro histórico
Próximo Post >
Jaguaré: Um bairro com uma visão privilegiada de São Paulo