Notícias do seu Bairro
14.jun.2015
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Pacaembu proibido para prédios

Antes, os moradores. Agora, a lei

Imagem Pacaembu proibido para prédios
Logo Copiar Blog Notícia
O Pacaembu é um bairro cercado por muitas particularidades, para o bem e para o mal. Tem uma geografia invejável. Seus altos e baixos atraem moradores das mais diferentes classes sociais, notadamente as mais ricas. Aliás, essas classes são um caso à parte.

No passado, era habitado por casarões. Hoje, são casas modernas e alguns prédios, porém isso pode mudar. Apesar dos primeiros relatos do bairro ser do século 16, foi na primeira metade do século 20 que a Cia City loteou a região. A empresa queria criar um bairro nos moldes das da garden-cities da Inglaterra e dos EUA e o fez com sucesso. O bairro, por se situar em um vale, não foi facilmente loteado e, até, teve dificuldade de ser vendido em um primeiro momento. Mas a aristocracia paulistana da época comprou e começou a construir grandes casarões, muitos existentes ainda hoje e tombados pelo Patrimônio Histórico. Alias, os moradores de hoje dessas casas são os que mais defendem o bairro.

Conheça a História do Pacaembu

Não é possível vender um terreno sem a anuência da Associação dos Moradores. O Estádio do Pacaembu está prestes a virar um elefante branco, pois a associação conseguiu a proibição de shows e outras atrações no local. Uma nova proibição, agora da prefeitura, promete deixar o bairro do jeito que ele está (novamente, para o bem e para o mal).

A nova Lei de Zoneamento, fechada em maio pelo prefeito Fernando Haddad e seus secretários promete um novo capítulo. O projeto que foi entregue à Câmara Municipal para votação prevê proposta para barrar a verticalização no bairro. O projeto mantém proposta da associação dos moradores de impedir a construção de prédios com mais de dez metros de altura. 

O tema deve ser motivo de muita discussão, pois, pelo novo Plano Diretor da cidade é possível construir em corredores de ônibus e que se tenham liberações comerciais em grandes avenidas, como a Pacaembu. Aguardemos os próximos capítulos.







Fonte:
ZO Imóvel
O Portal de Imóvel da Zona Oeste de São Paulo
www.zoimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Mercado Imobiliário: Feirão da Caixa movimenta R$ 11 bi
Próximo Post >
Mercado imobiliário: não há risco de bolha