Selecione os melhores imóveis da região:

Pirituba: um lugar para se construir

Engraçado como a origem de um nome, mesmo que não se pense muito no que pode vir a ser, pode dizer tudo de um lugar ou pessoa. No caso de Pirituba, pode dizer tudo mesmo. A origem do nome Pirituba vem do resultado da junção de duas palavras tupis pi'ri ("junco") e tyba ("ajuntamento"). Ou seja, significa "ajuntamento de juncos". O junco é uma planta propícia para tecer cestos, esteiras e assentos de cadeira. 

Mas, em algumas culturas, poderiam servir até para fazer paredes de antigos barracos ou mesmo telhados. 
Ou seja, Pirituba nasceu para ser um local de construção de coisas boas. E, hoje, o mercado imobiliário vê isso de maneira mais moderna. Um bom lugar para e ter empreendimentos de todos os tipos e em quase todos os segmentos. O bairro - e toda a região - tem classes sociais bem diversificadas, embora a classe média predomine.

Pirituba especificamente apresenta excelente infraestrutura urbana e conta com imóveis de médio a alto padrão espalhados por suas ruas geralmente largas e arborizadas. Também conta com comércio local forte. Há bairros dentro do distrito, como City América (São Domingos), City Pinheirinho e City Recanto Anastácio, que são mais nobres e abrigam moradores das classes média alta e alta.

O fácil acesso às Rodovias Anhanguera e Bandeirantes fez com que o bairro evoluísse muito. A ligação com outros bairros e cidades da Grande São Paulo e do interior, transformou Pirituba em um grande centro de comércio, principalmente de outlets de diversos setores. 

Duas curiosidades: Pirituba teve um dos primeiros times de rugby do Brasil e há forte tradição em outro esporte não muito praticado no Brasil, o beisebol. O distrito é o maior em número de praticantes não-nipônicos desse esporte.

Lazer e cultura também não faltam ao bairro. Além de muitas praças e parques, alguns pontos históricos transformaram-se em museu, como o Casarão do Anastácio e Castelinho de Pirituba, tombados pelo patrimônio histórico. O Parque Estadual do Jaraguá é uma das maiores áreas arborizadas da cidade e uma das poucas com Mata Atlântica. 

O bairro possui, segundo o Censo do IBGE e 2010, quase 170 mil habitantes, cuja renda per capita gira em torno de R$ 1,6 mil. Conta com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano - medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano") de 0,841, o 54º entre os bairros da cidade e considerado elevado. 

Segundo estatísticas do Portal ZO Imóvel, apesar de não ser o bairro com maior número de unidades anunciadas (está em 11º na região oeste), é o terceiro mais procurando para compra, independentemente do tipo de imóvel. Pirituba é um local com qualidade de vida, excelente infraestrutura de comércio, serviços, lazer e cultura, o que atrai empreendedores, investidores e compradores.

Elaborado por Marco Barone – Março/2016

NOTÍCIAS DO MERCADO E DICAS DE DECORAÇÃO